domingo, 30 de abril de 2017

POPULAÇÃO E ECONOMIA


Há que dissociar o conceito de população ao de economia e estabelecer uma inter-relação entre ambos: 

  • PopulaçãoConsidera-se população como sendo um grupo de pessoas de um determinado lugar que possui e que se identificam pelas suas características comuns.
  • Economia: É a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos. 
file:///C:%20Acervo%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Financeira%20(1).pdf
Captura de tela 2014-06-18 10.19.08.png
Estabelecer uma comparação directa entre uma economia ou uma população em 
crescimento e os danos ambientais é um exercício demasiado simplista. Tal como será demonstrado nesta secção, a realidade é um pouco mais complexa.
O que é indubitável é que os níveis de crescimento populacional e económico observados nos dias de hoje aumentam os nossos problemas ambientais, uma vez que nem a economia, nem a dimensão da população foram "dissociados" dos danos ambientais.
No entanto, esta situação não é inevitável. Se o crescimento da população fosse acompanhado por uma tendência de redução do número de grandes agregados familiares, por exemplo, as pressões ambientais por parte do sector "familiar" poderiam baixar. Infelizmente, as tendências demográficas actuais no mundo apontam na direcção oposta: o número de agregados está a aumentar mais rápido do que a totalidade da população, uma vez que as famílias encolhem e o número de agregados familiares constituídos por uma única pessoa aumenta.
De modo idêntico, o crescimento da produção em vários sectores está ainda estreitamente associado ao aumento do consumo de energia e de recursos e mais poluição. Existem, no entanto, vários exemplos de "dissociação" económica e ambiental, bem como de alteração dos padrões de consumo. Os relatórios mencionados nesta secção documentam essas tendências. http://www.eea.europa.eu/pt/themes/population/intro




Sem comentários:

Enviar um comentário